[ad_1]
Em ano de muitas estreias na Assembleia Legislativa da Paraíba, com o recorde de produtividade atestado pela Mesa Diretora da Casa, os novatos dominaram o ranking de produção neste primeiro semestre.
Entre os 36 deputados titulares e quatro suplentes que passaram pela Casa entre fevereiro e junho, 10 foram os responsáveis por 67% de todos os projetos de Lei Ordinária (PLO) – que são propostos pelos deputados, pelo governador e por chefes dos demais poderes do Estado. Nesse roll, cinco parlamentares de primeiro mandato somam 38% desse tipo de matéria apresentada para tramitação na Casa Epitácio Pessoa, informa reportagem do Correio da Paraíba.
O deputado que mais apresentou projetos foi Wallber Virgolino (Patriotas), com 93. Em seguida, vêm Eduardo Carneiro (PRTB) e Ricardo Barbosa (PSB), com 59 cada. O presidente da Casa, Adriano Galdino, foi o autor de 46 PLO.
Cida Ramos (PSB) e Cabo Gilberto (PSL) tiveram 37; Camila Toscano (PSDB) e Raniery Paulino (MDB), 30. Nabor Wanderley (PRB), 28; e Chió (Rede), com 25, completam os 10 mais produtivos.
Segundo o presidente Adriano Galdino (PSB), e reproduzido por diversos parlamentares, nunca se trabalhou tanto. E os números confirmam, pelo menos em quantidade, que o semestre foi de muito trabalho.
A produção da Casa, de acordo com os dados oficiais, registrou aumento de 361% na produção nesse primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A Assembleia, desde o dia 1º de fevereiro, aprovou 4.307 matérias em plenário. Em 2018 foram apenas 934.
Em comparação ao primeiro ano da legislatura passada, a Assembleia produziu neste semestre 227% a mais de matérias.
Em 2015, os deputados produziram 1.895 matérias neste mesmo período. “Nunca se trabalhou tanto, nunca se produziu tanto quanto nesta Legislatura. Parabenizo os deputados e as deputadas da Casa e agradeço o compromisso que tiveram, não só com a Casa de Epitácio Pessoa, mas com a Paraíba e com os paraibanos. Cada um dando a sua contribuição, em busca de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, declarou Galdino.
Produtividade geral
Quando se observa a produção em todos os tipos de matérias, os novatos também confirmam a vontade de trabalhar. Os quatro deputados com o maior fluxo de propostas e documentos são novatos: Wallber Virgolino (504), Eduardo Carneiro (370), Cida Ramos (312) e Cabo Gilberto (302).
Em quinto, vem o líder do governo Ricardo Barbosa (288), seguido de Inácio Falcão (225), Buba Germano (193), a presidente da CCJ Pollyanna Dutra (156), também em primeiro mandato como deputada – já foi prefeita de Pombal.
O líder da oposição, Raniery Paulino (147); e Tovar Correia (139) completam o top 10 do semestre.
A produção dos dez deputados que ponteiam a lista soma 57% de tudo que foi resgistrado na Assembleia neste primeiro semestre. Em termos de bancada também ficou bem balanceado com metade de cada corrente: cinco governistas e cinco oposicionistas.