O deputado estadual Anísio Maia (PT) comentou sobre a conjuntura da política nacional nesta quarta-feira (6) e criticou o termo ‘loteamento de cargos’ utilizado pela oposição para designar a estratégia do governo federal para conseguir apoio na Câmara. Segundo ele a troca de cargos “em qualquer governo” é um prática “comum”.
“Esse termo “loteamento de cargos” é claramente repetido. Todo governo tem que negociar sua base de apoio, todos. Todos os governadores, prefeitos, presidentes tem que fazer isso, então isso”, disse.
De acordo com o deputado, o sistema político do Brasil, obriga que “o poder seja distribuído” desta forma. O governo tenta conseguir maioria na Câmara para impedir que o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) seja aprovado na Casa.
“Isso é a base do presidencialismo que impera no Brasil, nós estamos fazer apenas o que é comum. Temos que ter maioria na Câmara e como se negocia isso? Participação de governo. Portanto, não venham dizer que foi o PT que criou isso. É uma rotina no Brasil e estamos repetindo apenas o que o presidencialismo obriga que é repartir o poder”, declarou.