O ex-presidente Jair Bolsonaro, após meses de queda-livre nas redes sociais, acaba de renascer das cinzas em todos os paramentos de análise, bate recorde pessoal e traz à tona uma estratégia já conhecida em momentos de crise: o efeito HOSPITAL.
O novo episódio de hospitalização de Jair Messias Bolsonaro, que vem sendo associada a complicações decorrentes da facada sofrida durante as eleições presidenciais de 2018, vem reascendendo o fenômeno de engajamento nos perfis do ex-presidente do Brasil.
Dados da Ativaweb apontam que a nova postagem no hospital já ultrapassa o número de curtidas da sua postagem de maior sucesso de 2022 que, coincidentemente ou não, também mostra o ex-presidente em uma cama de hospital. A nova publicação também desponta como a mais relevante do perfil do ex-presidente nos últimos dois anos.
Segundo os dados analisados, já são mais de 3,2 milhões de curtidas na publicação de 09 de janeiro de 2023, contra 2 milhões da publicação de 03 de janeiro de 2022, a mais curtida do ano anterior.
Ao contrário do que pode parecer, a considerar pelo silêncio que o ex-presidente vinha mantendo, Bolsonaro aparece neste início de ano com uma taxa de engajamento dentro dos parâmetros de todo o ano de 2022, oscilando entre 4 e 5% (percentual bem acima da média de grandes perfis) e batendo recorde de curtidas.
É preciso observar que o ex-presidente ressurge com um forte engajamento nas redes sociais mais relevantes do país (Instagram e Facebook) num momento delicado após os ataques terroristas à Brasília em 08 de janeiro.
Final de ano difícil
Ao final de 2022, o perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais analisadas vinha sofrendo com quedas diárias após sua derrota nas urnas em 30 de Outubro do ano passado. Outras pesquisas da Ativaweb, inclusive, revelaram uma perda de mais de 1 milhão de seguidores em pouco mais de dois meses.
Porém, parece que nem tudo está perdido. Em plena crise e acusações, Bolsonaro ressurge com uma publicação impactante na cama de um hospital e reacende o ferveor do Bolsonarismo no mundo digital.
Caso anterior
Coincidência ou não, Bolsonaro passa mal mais uma vez após um momento de forte crise de imagem. Afinal, quem não lembra do episódio de janeiro de 2022, quando Jair sentiu fortes dores abdominais e fora internado?
O episódio da internação se deu após duras críticas por, dias antes da internação, o então presidente da república não ter interrompido suas férias em Santa Catarina para visitar estados arrasados pelas fortes chuvas de verão, como a Bahia.
Além dos problemas com as enchentes, Bolsonaro vinha de um 2021 difícil, lidando com problemas referentes à pandemia, vacinas e troca de ministros.
Oportunidade
Na conjuntura atual, Bolsonaro não age diferente. E, após exatamente um ano e seis dias após sua publicação de maior sucesso em 2022, em um novo momento crítico para sua imagem, ele ressurge das cinzas com uma publicação de igual poder comovente e mobilizador.
Uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada e que se anunciou com um gancho extremamente oportuno: a lembrança da “facada”.
Veja o Estudo Completo Bolsonaro X hospital O Impacto no DIGITAL