A Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB) elegeu e deu posse, na tarde de ontem (26), à nova diretoria e aos membros dos novos conselhos deliberativo e fiscal da instituição para o triênio 2023-2026. Foram totalizados 103 votos, o maior quórum da história da associação.
A eleição histórica reconduziu a procuradora Sanny Japiassú à presidência da ASPAS-PB. A procuradora, que já exerceu o cargo anteriormente nos triênios de 2011 a 2014 e de 2014 a 2017, assume pela terceira vez a liderança da entidade após uma eleição em chapa única intitulada “Aspas para Todos”.
“Terminei e entreguei meus dois primeiros mandatos com a consciência e o coração muito leves, achando que minha contribuição estava dada. Seis anos depois, sou convocada a retornar e eu confesso que é a mesma alegria, a mesma energia, o mesmo vigor e um senso de responsabilidade ainda maior para lutar pelas prerrogativas da nossa categoria, especialmente pelo reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade. É isso que me conduz hoje”, declarou a nova presidente da associação, Sanny Japiassú.
Também foram eleitos para a diretoria os procuradores Adriano Ferreira Rodrigues de Carvalho (vice-presidente), Silvana Simões de Lima e Silva (secretária-geral), Ricardo Sérgio Freire de Lucena (Diretor administrativo-financeiro), Rachel Lucena Trindade (Diretor de relações institucionais), Pablo Dayan Targino Braga (Diretor acadêmico) e Walquíria Peixoto Pereira de Lima (Diretora de inativos).
Passando o Bastão
O agora ex-presidente da Aspas-PB, Flávio Lacerda, relembrou que a categoria tem ampliado o diálogo com o Poder Executivo e Legislativo, mas aponta para necessidade de novos avanços: “ainda há muito mais por ser feito”, destacou Lacerda.
Já Sanny também fez questão de lembrar da participação ativa que Flávio Lacerda teve durante seus primeiros seis anos de mandato e reafirmou que o compromisso e parceria devem continuar pelos próximos anos.
“A história exitosa de Flávio tem muito a ver com a continuidade do projeto iniciado em minhas gestões anteriores. Conquistamos o prédio da nova sede, trouxemos o congresso nacional para João Pessoa, criamos nossa logomarca, participamos da criação do dia do procurador, sem falar nos avanços referentes ao fortalecimento da categoria junto ao legislativo e ao executivo”, lembrou Sanny.
Protagonismo Feminino e inclusão
Com mais de 30 anos de carreira, a procuradora Sanny Japiassú, natural de Campina Grande, destaca ainda que “lugar de mulher é onde ela quer estar, e, para estar à frente de uma associação, é preciso gostar e querer”. A nova presidente da Aspas ressaltou ainda o cuidado em montar “uma chapa inclusiva, com representantes de todas as faixas etárias e de todas as classes da carreira”.
Posse e um olhar para o futuro
Em seu discurso de posse, a presidente eleita enfatizou a necessidade de união e diálogo entre os procuradores e a importância de manter a busca por melhorias e avanços na carreira. Sanny Japiassú ressaltou ainda a luta constante pela valorização do trabalho dos procuradores e pela defesa do estado.
“Vamos lutar por uma atuação ativa em defesa dos direitos e prerrogativas dos procuradores do nosso estado. Vamos buscar parcerias e ações que visem o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho da nossa categoria e lutar pelo reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade, evidenciando a capacidade e competência dos procuradores do estado da Paraíba em defender os interesses públicos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade paraibana”, finalizou.
Além da diretoria, também foram eleitos e empossados os membros dos conselhos deliberativo e fiscal.
CONSELHO DELIBERATIVO
SOLON HENRIQUES DE SÁ E BENEVIDES – Presidente
CARLOS ARTHUR DE ALMEIDA B F PEREIRA
FRANCISCO GLAUBERTO BEZERRA JUNIOR
VENÂNCIO VIANA DE MEDEIROS
LÍGIA DANTAS DA SILVA DINIZ
PAULO RENATO GUEDES BEZERRA
ELIPHAS NETO PALITOT TOSCANO
FRANCISCO XAVIER MONTEIRO DA FRANCA
CONSELHO FISCAL
NÍCOLAS SCHUINDT DE ANDRADE – PRESIDENTE
SANCHA MARIA F C R DE ALENCAR
ARTHUR DIAS FREIRE
JAQUELINE LOPES DE ALENCAR
ADLANY ALVES XAVIER