Dezembro é o mês do ano em que inicia a temporada considerada ótima para mergulhos na Paraíba. É o período do ano em que o vento dá uma desacelerada e as águas ficam mais cristalinas, quentes e baixas ondas seguindo essas características pelos próximos cinco meses. A Paraíba tem pontos de mergulho como naufrágios e corais que são explorados por mergulhadores paraibanos e muitos outros que vem de outros estados do país atraídos pelas belezas naturais paraibanas. Nesse período do ano, a água fica com coloração azulada e roxa ultrapassando os 60% de visibilidade além de uma temperatura agradável dispensando uso de roupas especiais de mergulho para a prática recreativa, chegando a 28º C.
Nessa reportagem abaixo mostramos como é todo o trajeto de saída até dois pontos de mergulho: o Queimado e o Alvarenga. O Queimado está a cinco milhasda praia do Bessa com profundidade de cerca de 17 metros. Afundou em 1873 depois de pegar fogo por razões desconhecidas e se chamava Erie J. N. Y. O navio era utilizado no serviço postal entre o Brasil e os Estados Unidos. O naufrágio hoje é o celeiro de uma farta vida marinha com vários cardumes e reunião de diversas espécies como você verá no vídeo abaixo.
Enquanto o Queimado possui 100 metros de comprimento o alvarenga é bem menor, chega a 20 metros mas não por isso, o mergulho é menos atraente, pelo contrário. A vida marinha que se formou a partir de sua existência é vasta e encanta quem visita o lugar, principalmente ao ingressar no porão do navio onde ali encontramos peixes de várias espécies e tubarões lixa. O alvarenga afundou em 1926, fica há vinte e cinco minutos do Queimado e seis milhas da praia do Bessa, há aproximadamente 19 metros de profundidade.
Essa reportagem abaixo foi gravada no mês de dezembro, quando inicia o melhor período para mergulho no estado.
Os mergulhos acontecem geralmente aos finais de semana (sábados e domingos) – também durante feriados – e sempre seguem uma programação prévia que é anunciada pela operadora de mergulho local. O horário de embarque é às 8h30 e retorno às 15h. Para a atividade, o mergulhador recebe equipamento necessário e roupa de mergulho, além de acompanhamento profissional durante a atividade. Também são orientados a não tocarem nos animais e é proibida a pesca durante a atividade de mergulho recreativo.
Você já foi aos Naufrágios da Paraíba? Então mande pra gente o seu relato, fotos ou vídeos no e-mail:jornalismodeviagem@gmail.com.
Nosso Contato Whatsaap: 83 99126-5298.
FONTE : http://jornalismodeviagem.com.br/
Fotos Cedidas por Tareb Edson
BY LAÍZ SILVEIRA