O senador paraibano Raimundo Lira (PMDB), confirmou nesta quarta-feira (20), ao Blog do Gordinho, o favoritismo do seu nome para assumir a presidência da comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), no Senado.
Ele revelou que foi o único nome apresentado por lideranças do PMDB para presidir a comissão, mas destacou que a decisão da indicação cabe apenas ao líder Eunício Oliveira (PMDB-CE), que ainda não se manifestou sobre o assunto. O PMDB por ter a maior bancada no Senado tem direito à relatoria ou à presidência da comissão. O partido reivindica a presidência.
“Meu nome foi sugerido ao líder Eunício Oliveira. Até agora é uma disputa como meu nome sem concorrência, pois fui o único apresentado, mas não posso confirmar a indicação, pois ela cabe apenas ao líder, não seria ético. O que posso dizer é que foi uma sugestão feita por ampla maioria dos companheiros da bancada”, contou.
Segundo Lira, o senador Eunício Oliveira confirmou que apresentará os nomes dos cinco indicados, qual o PMDB tem direito, para compor a comissão do impeachment nesta sexta-feira (22) e deve também levar a indicação para a presidência. A eleição para escolha do presidente, do relator e dos 21 membros da comissão acontece na próxima segunda-feira (25).
“Os cinco membros do PMDB serão indicados para a comissão na sexta-feira e pode ter indicação do presidente também. Meu nome foi levado ao líder mas só será definido na sexta ou segunda-feira. Reforço que essa é uma decisão que cabe apenas ao líder”, disse.
Lira antecipou que aceitará a missão, caso seja indicado e afirmou que está preparado para o trabalho. O senador, que já declarou que votará a favor do da abertura do processo de impeachment, disse que passará a ter posição neutra caso seja confirmado na presidência.
“Estou preparado, pois é uma obrigação nossa estar preparado. É uma missão importante. Só aceita se a pessoa se sentir com condições de desempenhar essa função. Eu passaria a não definir minha voto para ter uma posição isenta”, explicou.
http://www.blogdogordinho.com.br/