[ad_1]
Dentro dos desdobramentos da Operação Calvário, o enriquecimento “meteórico” de advogados e escritórios de advocacia na Paraíba, e estados vizinhos, estão na mira do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
Contratos firmados por Organizações Sociais com outras empresas e, especialmente, escritórios de advocacia diretamente ligados ao ex governador Ricardo Coutinho (PSB), despertaram a atenção das autoridades.
Em delação ao Ministério Público da Paraíba, Leandro Azevedo, ex-assessor de Livânia Farias, preso na primeira fase da Operação Calvário, informou que pagamentos e recebimento de propina oriunda de contratos entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha, aconteciam no escritório Francisco Ferreira Advogacia, localizado no bairro do Bessa (foto).
Segundo o delator, os pagamentos iniciais eram feitos por Saulo Pereira Fernandes (alvo da terceira fase da Operação Calvário), ocorrendo os primeiros encontros na rua e, posteriormente, no escritório de propriedade do advogado Francisco Ferreira (foto capa), advogado particular do governador Ricardo Coutinho (PSB), responsável por inúmeras ações contra jornalistas na Paraíba.
Outro caso que chama a atenção das autoridades, envolve os sócios do escritório Lobato, Souza e Fonseca Advogados Associados (CNPJ 13.392.841/0001-33), com sede no modesto empresarial Villarim, bairro da Torre. Desde a assinatura do contrato com a Cruz Vermelha, os advogados já “embolsaram” quase R$ 1 milhão, segundo o portal da Transparência do Estado da Paraíba (http://transparencia.pb.gov.br/dados-especificos/administracao-hospitalar).
Além dos elevados valores recebidos pela Cruz Vermelha, o escritório Lobato, Souza e Fonseca Advogados Associados ainda recebeu R$ 65.388,51 da ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, responsável pela administração de UPA´S e Hospitais no interior do Estado.
Coincidências à parte, Yuri Simpson Lobato, sócio do escritório Lobato, Souza e Fonseca Advogados Associados, tem como esposa a jovem Ana Carolina Vieira Coutinho, sobrinha do ex-governador do estado Ricardo Coutinho, O outro sócio, Thiago Paes, é o advogado eleitoral do PSB.