[ad_1]
Creme de ricota, ricota, queijo minas, queijo de manteiga, queijo do reino, mussarela e doce de leite estão entre as variedades do derivado do leite que serão apresentadas no Festival de Queijos de Soledade, que acontece em 16 de setembro. Nesta semana, 17 produtores receberam capacitação para aperfeiçoar a fabricação do queijo, cartão postal da cidade e tema do festival que integra a comemoração dos 136 anos do município.
A qualificação é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae e acontece na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento. Além do leite de vaca, os produtos são feitos também com leite de cabra – o município tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba.
No curso, iniciado na última quarta-feira (8), os produtores praticam as receitas que fazem Soledade se destacar na Paraíba quando se fala de culinária, incluindo o queijo trufado com doce de leite – petisco que mistura doce e salgado em uma das melhores composições da produção artesanal. Os trabalhadores ainda serão orientados sobre a forma correta de embalar a especiaria, como vender nas redes sociais e trabalhar nas relações profissionais.
Programação – Além da capacitação e exposição dos laticínios, a programação da feira conta com um Festival Gastronômico – uma disputa entre os restaurantes da cidade que farão, cada um, receitas que contenham queijo. Durante a celebração, artesãos e pequenos empreendedores também vão poder vender os produtos, que vão de bonecas a artigos de couros, bordado e esculturas.
Aniversário – O município comemora 136 anos em 24 de setembro e tem comemoração com campeonato de ciclismo, lançamento de livro e festival de queijos. O objetivo do projeto, de acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, é mostrar que Soledade tem potencial para ir além do ponto de parada dos viajantes e tem contribuído não só com a culinária paraibana, mas no lazer, na cultura e na história do estado.