[ad_1]
Empresas jovens que buscam inovação em modelos de negócios, serviços ou produtos estão diante de um novo cenário econômico, de maior estímulo e menor burocracia. É isso que prevê a Medida Provisória da Liberdade Econômica, assinada recentemente pelo Governo Federal. O tema foi debatido na noite desta terça-feira, 07, durante o VI Workshop de Startups de Campina Grande, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município.
Conforme o secretário Lucas Ribeiro, a medida é uma das grandes apostas do Governo para estimular o ecossistema de inovação e vai impactar, diretamente, na criação das startups. “A MP da Liberdade Econômica pretende destravar a burocracia na atividade de startups, removendo exigências de licenças ou alvarás para começarem a funcionar, fazer testes e inovar”, explica.
Ainda segundo o secretário, a medida também deve impactar a geração de empregos e a movimentação da economia. Até o momento, segundo dados da Endeavor Brasil, o tempo médio para abertura de um negócio no país é de cerca de 80 dias.
Conforme o Sebrae, a medida deve alcançar aproximadamente 80% dos empreendimentos, que estão situados na categoria de baixo risco.
“Toda e qualquer iniciativa, que visa melhorar a ambiência para desenvolvimento dos pequenos negócios, pode e deve gerar impacto. Nesse sentido a MP, que visa a liberdade de inovar, pode contribuir diretamente para a facilitação da jornada, sobretudo das startups que estão em fase inicial de operação, desburocratizando alguns aspectos que, muitas vezes, são dificultosos para o processo de inovação e criação de novos negócios”, destacou a gestora do Sebraelab de Campina Grande, Ingridt Miranda.
VI Workshop de Startups – O Workshop de Startups é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, com o objetivo de promover o empreendedorismo, além de incentivar o networking entre startups e investidores e discutir temas relevantes para o ecossistema de inovação.
A 6ª edição do evento, cujo tema foi “Gestão Inovadora e Incentivos para Startups”, aconteceu na noite desta terça-feira, 07, na Fiep, e reuniu mais de 400 participantes, entre empreendedores, startups, investidores, além de agentes do ecossistema de inovação da cidade.