[ad_1]
O Sesc Paraíba realiza, no mês de maio, a programação da 22ª edição do projeto musical Sonora Brasil, que este ano apresenta a música indígena dos povos originários brasileiros. A ação busca levar ao público um amplo cenário da produção musical brasileira, e recebe neste circuito diversas apresentações de tribos indígenas de todo o país percorrendo as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, de 13 a 16 de maio.
Na capital, o projeto acontece no auditório da Escola Sesc Dom Ulrico. No dia 13 de maio, a partir das 15h, se apresentam os grupos Teko Guarani, do povo Mbyá-Guarani, e o Grupo Nóg Gã Do, do povo Kaingang, ambos do Rio Grande do Sul. Também sobe ao palco neste primeiro dia a tribo Potiguara, da Baía da Traição (PB), como grupo local convidado. No dia 14, às 16h, se apresentam os grupos Wagôh Pakob, do Povo Paiter Surui, e Byjyyty Osop Aky, do Povo Karitiana, ambos de Rondônia. Já na quarta-feira, 15, a partir das 14h, sobe ao palco o grupo Wiyaé, formado exclusivamente para o projeto Sonora Brasil. Após à apresentação, uma das representantes do grupo, Magda Pucci, ministra a oficina Cantos da Floresta. Finalizando o projeto na Capital, no dia 16, às 16h, se apresentam o Grupo Dzubucuá, do Povo Kariri-Xocó (AL) e o Grupo Memória Fulni-Ô, do Povo Fulni-Ô (PE).
Em Campina Grande, a programação também acontece de 13 a 16 de maio, às 19h30, no Cine Teatro do Sesc Centro. No primeiro dia, 13, se apresentam os grupos Wagôh Pakob, do Povo Paiter Surui, e Byjyyty Osop Aky, do Povo Karitiana, de Rondônia. Na terça-feira, 14, sobem ao palco os grupos Teko Guarani, do povo Mbyá-Guarani, e Nóg Gã Do, do povo Kaingang, do Rio Grande do Sul. No dia 15, é a vez dos grupos Dzubucuá, do Povo Kariri-Xocó (AL) e Memória Fulni-Ô, do Povo Fulni-Ô (PE). Já na sexta, finalizando o evento, se apresentam os grupos Wiyaé e o grupo paraibano dos Potiguaras. A oficina Cantos da Floresta acontece na sexta-feira, das 14h às 17h.
A cidade Guarabira recebe o projeto Sonora Brasil nos dias 14 e 15 de maio, às 20h, no auditório do Sesc Guarabira. Na terça-feira, 14, se apresenta o grupo Wiyaé. Já na quarta-feira, dia 15, sobe ao palco da unidade o grupo Byjyyty Osop Aky, do Povo Karitiana, de Rondônia.
A oficina desenvolvida nesta etapa, Cantos da Floresta, acontece em João Pessoa e Campina Grande e propõe uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro. A ação é ministrada pela musicista-arranjadora, compositora e cantora Magda Pucci, e é destinada a professores de todas as áreas, educadores musicais e interessados em geral. A proposta é circular o conhecimento de alguns cantos de grupos indígenas de diferentes partes do país, como Kambeba, Krenak, Paiter Surui, Guarani, Kaingang, entre outros.
O Sonora Brasil teve início em 1998, e é considerado o maior projeto de circulação musical do país. A partir de recortes temáticos, o projeto, que busca despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, tem como objetivo promover a circulação de artistas e grupos musicais de todas as regiões do Brasil, e proporcionar à população o contato com a grande diversidade da música brasileira, visando também a formação de plateia. Desde a sua criação, o Sonora Brasil já percorreu cerca de 150 cidades, em sua maioria longe dos grandes centros urbanos, o que contribui para a preservação da memória da cultura musical brasileira.
Para conhecer mais sobre a 22ª edição do Projeto Sonora Brasil, os interessados podem acessar o endereço http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil2019. As apresentações são gratuitas e abertas a quaisquer interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3194, em João Pessoa; (83) 3341-5800, em Campina Grande; ou (83) 3271-1601, em Guarabira. A Escola Sesc Dom Ulrico fica na Avenida João Machado, 1214, Centro, João Pessoa. O Sesc Centro Campina Grande fica na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antonio. Já o Sesc Guarabira fica na rua Coronel José Maurício, 290, São José.
O post Maior projeto de circulação musical do país, Sonora Brasil chega à Paraíba destacando a musicalidade indígena apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.