[ad_1]
Cerca de 700 pessoas esperam na fila para realizar um transplante na Paraíba. Atualmente, o Estado conta com mil transplantados que sofrem diariamente com a distribuição irregular de medicação, correndo o risco de ter rejeição ao órgão. O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou essa realidade nesta quinta-feira (9), Dia Estadual do Transplantado, data estabelecida pela Lei 10.662/2016 de sua autoria.
Para debater o problema, o deputado apresentou um pedido na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para realizar uma sessão especial com o objetivo de discutir a situação dos mais de mil transplantados que vivem hoje na Paraíba. Segundo Tovar, é preciso debater a situação dos transplantados no estado que sofrem com a falta constante de medicamentos e principalmente, saber do Governo do Estado os motivos por não realizar mais cirurgias de transplantes.
De acordo com a presidente da Associação Paraibana de Portadores de Hepatopatias, Transplantados Hepáticos e Familiares (Apheto-PB), Josélia Pereira, no Estado a situação dos mais de mil transplantados de coração, rim, fígado e córnea é de dificuldade com a falta da distribuição regular de medicamentos. “Em determinados momentos os transplantados ficam sem tomar seus medicamentos por falta. Em muitos casos temos que procurar a Justiça para garantir a entrega da medicação pelo Governo do Estado. Quem mais sofre nesses casos são os transplantados que moram no interior”, revelou.
Josélia Pereira informa ainda que as cirurgias de transplante em pacientes da Paraíba são realizadas em Pernambuco. “Apesar de sermos bem atendidos lá, é importante que a Paraíba volte a realizar cirurgias”, destacou.
O deputado defende que o Poder Legislativo entre nessa discussão para buscar soluções, tanto para a falta de medicamentos que pode levar a morte de um transplantado, bem como a realização de cirurgias na Paraíba. “Essa é uma causa que diz respeito a todos nós deputados. É uma questão de saúde pública e de compromisso com a defesa dos paraibanos”, afirmou.
A Lei – O Dia Estadual do Transplantado e a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes tem como objetivos a promoção e divulgação da importância da doação de órgãos para transplantes; a realização de eventos culturais, organização de debates, seminários, palestras, cartazes, folhetos educativos, trabalhos escolares e campanhas por meio de órgãos de divulgação.