[ad_1]
Nesta próxima quinta-feira, (23), Bananeiras vai receber a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), para debater sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Na última segunda-feira (20) foi a vez de Sousa e de Campina Grande nesta quarta (22).
Lançado em 2006 e jamais atualizado até hoje, se estivesse com todos os seus dados, mapeamentos e diagnósticos em dia, o PERH seria fundamental para orientar ações de governo que poderiam ajudar a no mínimo prevenir e até evitar o colapso no abastecimento de água encanada e tratada em Bananeiras e Solânea.
Decretada recentemente pela Cagepa, a interrupção deveu-se ao completo esvaziamento da água de Canafístula II, barragem que abastecia as duas cidades. Outros reservatórios do Brejo estão ameaçando secar e deixar outros moradores da região igualmente dependentes de carros-pipa e escavação de poços.
A desatualização do PERH será finalmente resolvida até o final de 2021, conforme previsão da própria Aesa. Na reunião desta quinta, no Centro Cultural Oscar de Castro de Bananeiras, a partir das 14h diretores e técnicos da agência deverão explicar as razões da defasagem e o que estão fazendo para corrigi-la.
A série de reuniões presenciais sobre o PERH tem o objetivo de “validar, acolher comentários e contribuições sobre o assunto”, ressalta a Aesa, acrescentando que os debates prosseguirão entre os dias 27 e 30 deste mês através de encontros via Internet com representantes das bacias hidrográficas de todo o Estado.
O post NESTA QUINTA: Bananeiras irá discutir Plano Estadual de Recursos Hídricos para ajudar a evitar o colapso no abastecimento de água apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.