[ad_1]
Inaugurado em 12/01/2012 no centro da cidade de Remígio, fundado e administrado pelo mecânico Regilson Cavalcante Silva, o Cine RT, é o último cinema de rua do Estado da Paraíba e sobrevive graças ao sonho de uma criança, sonho que foi cultivado por anos até se tornar realidade. Hoje, com o funcionamento suspenso por problemas técnicos devido à pandemia da Covid-19, Regilson luta para manter suas portas abertas.
Um sonho de criança
Essa ideia foi um sonho de criança que se concretizou. Foram muitas lutas e momentos de superação. É muito difícil em uma cidade pequena investir em um cinema e bater de frente com o avanço da tecnologia onde as pessoas têm fácil acesso a assistir um filme por meio da internet. Após o surgimento da ideia de abrir o cinema, houveram muitas dificuldades pelo caminho, mas eu lutei contra tudo isso e consegui abrir o Cine RT com muita persistência, foi um começo bem difícil. Iniciamos com cadeiras de plástico, sem aquele conforto todo que os cinemas de shoppings oferecem. Houve uma rejeição bem forte por parte de algumas pessoas, e aí o tempo passou e a gente adquiriu as poltronas e foi melhorando para o público e até hoje, desde 2012, o Cine RT está aberto, mas veio a pandemia da Covid-19 e nos pegou de surpresa. Estamos lutando para não fechá-lo. Foi o meu sonho de criança que se tornou realidade
Regilson contou como foi que surgiu a ideia de abrir o cinema de rua no prédio onde funcionou o antigo Cine São José. “Fui frequentador do cinema quando criança e aquilo ficou na minha mente, na minha cabeça, eu tinha aquele desejo de ter um cinema. Com o passar dos anos eu passava na frente do prédio fechado, tinha todo equipamento para o funcionamento e tive a oportunidade de alugar o imóvel e tocar o barco. Foi então que pensei em tentar abrir um cinema novamente na minha cidade.
O mecânico não esconde a emoção quando fala sobre o seu trabalho com o cinema e como impacta na vida da população de Remígio. “Todo ano no mês da criança, a gente recebe várias escolas, crianças da zona rural que nunca foram a uma sala de cinema. Para mim é de uma importância muito especial que as cidades pudessem ter uma sala de cinema de rua. É bem gratificante poder ver todas as pessoas tendo acesso, assistir um filme em uma sala de cinema, é lindo ver o brilho do olhar de cada criança”.
Perguntado sobre a importância do cinema de rua, Regilson afirmou que sinônimo de cinema de rua é a inclusão. “As pessoas podem ter mais acesso à arte e ao lazer de poder ir ao cinema em uma cidade pequena do interior da Paraíba. É diferente de cidades grandes nas quais os cinemas são dentro dos shoppings e nem todas as pessoas conseguem ver filmes nesses lugares. As pessoas têm oportunidade de conhecer como é uma sala de cinema, como é a tela e experimentar a magia do entretenimento da sétima arte”.
Campanha nas redes sociais
Com a pandemia da Covid-19 os prejuízos foram muitos para o cinema pela falta de uso contínuo dos equipamentos que passaram a apresentar defeitos. Regilson explicou que um ponto importante da campanha de arrecadação de recursos para que o Cine RT não feche suas portas, é que o objetivo é exclusivamente em prol do cinema de rua, para a compra de peças e equipamentos que deram problema em decorrência da pandemia, pelo prédio ter passado muito tempo fechado, sem público.
“Por se tratar de um valor alto e sem condições financeiras e com o cinema fechado sem receita para pagar aluguel do imóvel, energia, despesas, funcionários e etc. por este motivo existe a campanha, para tentarmos conseguir recursos financeiros. Temos tido a ajuda de alguns artistas/atores que têm compartilhado a campanha na internet, em suas redes sociais”.
Regilson ressaltou ainda que as peças do projetor que apresentaram defeito são importadas e custam, em média, R$50 mil. “Em relação à nossa campanha ainda temos um longo caminho pela frente, a passos lentos estamos progredindo. Até o presente momento não tivemos nenhum tipo de contato do Governo da Paraíba”.
Extinção dos cinemas de rua
O fundador do Cine RT falou também sobre sua visão em relação à extinção dos cinemas de rua no país. “Ocorreu no final da década de 80 não só no Estado da Paraíba, mas em todo o Brasil. Com a construção dos shoppings aos poucos foram abrindo novas salas de cinema, consequentemente os cinemas de rua foram perdendo seu público em decorrência também do avanço tecnológico como acesso ao videocassete (k7), TV e internet. Na Paraíba, o Cine RT sobrevive e ainda é o único cinema de rua em atividade. Vamos lutar para não deixá-lo morrer”.
Contatos:
Cine Rt – Sala de cinema em 2D
📞 (83) 99971-5683
Chave Pix: 05303804470 (cpf) para contribuição da campanha
📨 E-mail. rt.motos@hotmail.com
vaka.me/2252622
//platform.instagram.com/en_US/embeds.js
O post O ÚLTIMO CINEMA DE RUA DA PARAÍBA! Conheça o CINE RT e a luta para se manter aberto em meio à pandemia: “temos um longo caminho pela frente” apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.